Staffordshire Bull Terrier

Categoria 0 Comentários 13 Fevereiro, 2018

Classificação F.C.I.

Grupo 3 – Terriers

Seção 2 – Terriers do Tipo Bull. Sem prova de trabalho

País de Origem: Grã-Bretanha

Nome da Raça em seu país de origem: Staffordshire Bull Terrier

História da Raça

O “Staffbull”, como é chamado pelos admiradores da raça, teve surgimento por volta do início do século 19, a partir do cruzamento do antigo Buldogue Inglês com terriers da época.

No início eram utilizados em brigas com touros, ursos e outros cães, visto que tais atrações eram muito comuns na Europa, infelizmente.

Posteriormente, com a proibição destes combates, o Staffbull continuou a ser criado pelas pessoas da localidade, as quais admiravam muito suas características, dentre elas a força física, o autocontrole e a ausência de agressividade gratuita contra as pessoas (eis que, nas rinhas realizadas, era comum o cão ser manuseado por pessoas estranhas, não podendo atacá-las, consequentemente).

Assim, o reconhecimento oficial pelo English Kennel Club ocorreu em 1935, e o American Kennel Club o reconheceu apenas em 1975.

Aptidão / Temperamento

Straffordshire Bull Terrier

Embora ainda seja muito confundido com raças como o Pit Bull e o American Staffordshire Terrier, o Staffbull possui temperamento distinto, sendo que, inobstante o passado de combates, hoje é basicamente utilizado como cão de companhia pelas famílias, função esta que executa muito bem.

Possui coragem e inteligência dignas de nota, sendo um animal altamente controlado e confiável. Adora ficar junto das pessoas, especialmente as crianças, com quem desenvolve ligação muito especial.

Diante do seu passado de lutas, mesmo tendo havido seleção na criação de exemplares mais dóceis, alguns podem desenvolver certa intolerância com outros cães, principalmente se forem do mesmo sexo.

Expectativa de Vida: de 12 a 14 anos.

Cuidados Específicos / Doenças mais Comuns

O Staffbull é um cão que, embora possua um tamanho relativamente compacto, possui grande força muscular e bastante energia. Assim, a disponibilidade para passeios diários é algo que deve se levar em conta antes de adquirir um exemplar da raça, que aprecia brincadeiras por horas sem se cansar. Cães da raça que não se exercitam regularmente podem se torna tristes, destruidores de objetos e até agressivos.

Por ter pelo curto, a necessidade de escovação é mínima: basta uma vez por semana para manter a pelagem brilhante e retirar os pelos mortos. Banhos devem ser ministrados apenas quando necessário.

Assim como qualquer cão, o Staffbull deve ser suas unhas cortadas regularmente (caso o cão viva em ambiente que não permita o “desgaste” natural das mesmas), limpeza de ouvidos, para evitar acúmulo excessivo de cera, e escovação dos dentes, com produtos apropriados para cães.

A raça, bastante forte e saudável, pode ter predisposição a Atrofia Progressiva da Retina, surdez e Distriquíase (cílios invertidos).

Straffordshire Bull Terrier

Características Físicas

De acordo com a CBKC, o Staffordshire Bull Terrier é um cão de tamanho médio, possuindo as seguintes principais características:

Straffordshire Bull Terrier

  • Tamanho: A altura na cernelha equivale a 35,5 a 40,5 cm para ambos os sexos.
  • Peso: Machos: 12,7 a 17 kg. Fêmeas: 11 a 15,4 kg.
  • Crânio: Profundo e largo.
  • Trufa: Preta.
  • Maxilares/Dentes: Maxilares fortes; dentes grandes com uma perfeita, regular e completa mordedura em tesoura.
  • Olhos: De preferência, escuros, mas é tolerado alguma relação com a cor da pelagem. Redondos, de tamanho médio e inseridos de forma a olhar para a frente. As bordas das pálpebras são pretas.
  • Orelhas: Em rosa ou semieretas, nem grandes, nem pesadas. Orelhas espessas, caídas ou eretas são altamente indesejáveis.
  • Cauda: Tamanho médio, inserida baixa, afinando para a ponta e portada baixa. Não deve formar um gancho e pode assemelhar-se a uma alavanca de bomba d’água antiga.
  • Pelo: Curto, liso e assentado.
  • Cor: Vermelho, fulvo, branco, preto ou azul ou qualquer uma dessas cores com branco. Qualquer sombreado de tigrado ou qualquer sombreado de tigrado com branco. Preto e castanho (black and tan) ou cor de fígado são altamente indesejáveis.

Curiosidades

O Staffbull desenvolve uma relação tão profunda com as crianças, das quais é realmente apaixonado, que na Inglaterra ele é apelidado de “nanny dog”, ou seja, “cachorro babá”.

Straffordshire Bull TerrierStraffordshire Bull Terrier


Tags: Business Design Technology

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *