Kuvasz

Categoria 0 Comentários 10 Fevereiro, 2018

Classificação F.C.I.
Grupo 1 – Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto Boiadeiros Suíços)
Seção 1 – Cães Pastores. Sem prova de trabalho
País de Origem: Hungria
Nome da Raça no seu país de origem: Kuvasz

História da Raça

Os cães dessa raça descendem diretamente dos Mastins do Tebet. A origem do seu nome vem do turco, “Kawasz”, que significa “guarda armada nobre”, e dp árabe, “kaurvasz”, que significa “arqueiro”.

Para os húngaros, o nome Kuvasz se originou do termo “Ku-assa”, que significa “cão que corre e guarda cavalos”.

Seus antepassados chegaram com a ocupação dos Magyares na bacia de Carpathian. Eles utilizavam esses cães para a guarda e defesa de seus rebanhos contra animais de rapina e ladrões. Devido ao seu instinto caçador, foi o cão de caça preferido na época do Rei Matthias Corvinus.

Aptidão / Temperamento

Kuvasz

Os cães desta raça são fortes, grandes e têm uma pelagem densa, ondulada e branca. Sua aparência agradável irradia nobreza e força. As partes de seu corpo, individualmente, se harmonizam como um todo, suas pernas não são nem curtas nem longas. A estrutura óssea é poderosa, porém não é grosseira.

A musculatura é forte e delgada e as articulações mostram claros contornos. Visto de perfil, o corpo forma um retângulo, quase um quadrado. Bem musculoso, apresenta uma construção forte, temperamento agradável e grande agilidade. Sua aparência denota uma infatigável habilidade para o trabalho.

O Kuvasz é determinado e sem medo. Defende pessoas e propriedades confiadas aos seus cuidados, até mesmo com a própria vida. É autoconfiante e pode ficar agressivo se maltratado.

É fiel, confiável e ama seu dono e tudo que o cerca. Precisa de bastante exercício e deve ser mantido ocupado. É dependente e pouco exigente. É fácil de ser cuidado e pode suportar as mais severas condições climáticas. Esse cão aprecia qualquer amor e carinho dado a ele.

Expectativa de Vida: De 10 a 12 anos.

Cuidados Específicos / Doenças mais Comuns

É uma raça rústica, não necessitando de maiores cuidados, apenas escovação na média de uma ou duas vezes na semana, com banhos apenas quando estritamente necessários.

A raça pode sofrer de displasia coxofemoral.

Características Físicas

De acordo com a CBKC, o Kuvasz é um cão de tamanho grande.

Kuvasz

  • Tamanho: A altura na cernelha equivale a 71 a 76 cm para cães machos e é de 66 a 70 cm para as fêmeas.
  • Peso: Machos: 48 a 62 kg. Fêmeas: 37 a 50 kg.
  • Trufa: Preta.
  • Maxilares/Dentes: Bem desenvolvidos; dentes fortes, regulares e completa mordedura em tesoura, de acordo com a fórmula dentária.
  • Olhos: De inserção ligeiramente oblíqua, amendoados e de cor marrom escuro. As bordas das pálpebras são pretas e bem aderentes ao globo ocular.
  • Orelhas: Inseridas numa altura média. Um terço das orelhas levanta da base do crânio em curva, caindo rente à cabeça. São em forma de V com as pontas arredondadas. Quando em alerta, estão ligeiramente levantadas. Nunca eretas ou torcidas.
  • Cauda: Inserida baixa, seguindo a ligeira inclinação da garupa em linha reta. Verticalmente caída, tem uma ligeira curvatura para cima, sem ser dobrada (em gancho). Quando o cão está em alerta ou excitado, é permitido, no máximo, que se eleve até o nível da linha superior.
  • Pelo: Moderadamente duro, ondulado, ligeiramente rígido, sem tendência a emaranhar. Debaixo da pelagem de cobertura, que é mais grossa, há um subpelo mais felpudo. A cabeça, as orelhas e as patas são cobertas por pelos curtos (1 a 2 cm de comprimento), densos e lisos. A frente e as laterais dos membros dianteiros, como também nos membros posteriores, na região do joelho para baixo, são cobertas por pelos igualmente curtos (1 a 2 cm de comprimento) e retos. Encontramos franjas de 5 a 8 cm de comprimento na parte posterior das pernas, que alcançam os jarretes. Ao redor do pescoço, existe uma coleira natural que se estende até o peito, em forma de juba. Essa é uma particularidade mais notada nos machos. No corpo, nas coxas e nos braços, a pelagem é de comprimento médio (4 a 12 cm), ricamente ondulada, formando cristas, sulcos e mechas. A cauda é coberta, em toda sua extensão, por uma pelagem densa e ondulada, podendo alcançar um comprimento de 10 a 15 cm.
  • Cor: Branca. O marfim é permitido. A trufa, a borda dos olhos e os lábios são pretos. As almofadas são pretas ou cinza ardósia. Uma cor escura é desejada para o palato, porém manchas rosadas são permitidas.

Curiosidades

A partir do declínio dos pastoreios, tem sido muito menos usado para suas obrigações originais e foi localizado primeiramente nas aldeias e mais tarde nas cidades.

A raça quase desapareceu durante a segunda guerra mundial, eis que muitos exemplares foram fuzilados pelas tropas alemãs que atravessavam o país. Tal fato ocorreu porque os cães guardavam as grandes propriedades e eram os primeiros a encontrarem os soldados.

KuvaszKuvasz


Tags: Business Design Technology

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *