Keeshond

Categoria 0 Comentários 18 Fevereiro, 2018

Classificação F.C.I.

Grupo 5 – Spitz e tipos Primitivos

Seção 4 – Spitz Europeus. Sem prova de trabalho

País de Origem: Alemanha

Nome da Raça em seu país de origem: Keeshond

História da Raça

Importante destacar que o Keeshond é uma variedade da raça “Spitz Alemão”, sendo que a variedade mais comum é o Spitz Alemão Anão, mais conhecido nos dias de hoje como Pomerânia ou Lulu da Pomerânia.

O Keeshond também é chamado de “Spitz Alemão Lobo”.

A raça laborou durante muitos anos em pequenos navios que eram chamados de “Rijnaken”, que eram encontrados em grande número no Rio Reno. A origem provável é o Ártico, de mesmas raças antigas que formaram outras raças como o Samoieda, Chow Chow, Elkhound Norueguês e Spitz Finlandês.

Os cães da raça estavam com sua popularidade muito baixa até o ano de 1920, momento em que a Baronesa Van Hardenbroek ficou tão interessada no padrão antigo da raça antiga que realizou uma investigação para saber quantos exemplares desta linhagem ainda existiam.

Depois de muito trabalho, a baronesa trouxe a raça para uma posição mais firme, a ponto de ter sido criado o “Dutch Keeshond Club”, na Holanda. Em 1925 a raça já estava na Inglaterra, tendo sido aceita para registro no American Kennel Club em 1930, em sua grande maioria de exemplares oriundos da Inglaterra, que por sua vez eram originários da Holanda e da Alemanha.

Aptidão / Temperamento

O Keeshond é um cão muito inteligente, que possui extrema facilidade no aprendizado. São cães que amam a liberdade, são dóceis e amigáveis com todas as pessoas, sejam elas da família ou não.

Trata-se de um cão muito vivaz, com bastante energia, sendo que a sua expressão de pequena raposa demonstra um rosto feliz, quase sorridente.

Expectativa de Vida: De 12 a 15 anos

Keeshond

Cuidados Específicos / Doenças mais Comuns

É uma raça ativa que requer exercícios diários, sendo indicada inclusive para realização de atividades como o agility.

Os pelos requerem escovação regular (na média de uma vez na semana), sendo que, por não apresentarem odor forte, os banhos devem ser ministrados apenas quando necessário.

Assim como qualquer cão, o Keeshond deve ter suas unhas cortadas regularmente (caso o cão viva em ambiente que não permita o “desgaste” natural das mesmas), limpeza de ouvidos, para evitar acúmulo excessivo de cera, e escovação regular dos dentes, com produtos apropriados para cães.

A raça está sujeita a desenvolver doenças como luxação da patela, displasia de quadril e de ombros e problemas oculares.

Características / Físicas

Keeshond

O Keeshond é um cão de tamanho médio, possuindo as seguintes principais características físicas:

  • Tamanho/peso: 49 cm para ambos os sexos, com tolerância de 6 cm, tanto para mais quanto para menos. O peso deve ser proporcional ao tamanho.
  • Crânio: Cabeça de tamanho médio.
  • Trufa: preta.
  • Mordedura: Em tesoura, com 42 dentes.
  • Olhos: Pequenos, ovais e escuros.
  • Orelhas: De tamanho médio, eretas e bem separadas na cabeça. Podem ficar voltadas para trás quando o cão está relaxado.
  • Cauda: Possui pelagem espessa, enrolando-se por cima do dorso.
  • Pelo: O Keeshond possui pelagem dupla, sendo que o pelo externo é longo, reto e separado, enquanto que o subpelo é curto, grosso e lanoso. Farta juba na região do pescoço.
  • Cor: Cinza sombreado, com aspecto de “lobo”.

Curiosidades

No Brasil, que segue a FCI, o Keeshond não é considerado uma raça distinta, mas uma das variedades da raça “Spitz Alemão”, que possui outros integrantes que são separados pelo seu tamanho:

  1. Keeshond/ Wolfspitz (ou ainda, “Spitz Lobo”): 49 cm de altura, com tolerância de 6 cm, tanto para mais quanto para menos (o maior de todos).
  2. Spitz Grande: 46 cm de altura, com tolerância de 4 cm, tanto para mais quanto para menos.
  3. Spitz Médio: 34 cm de altura, com tolerância de 4 cm, tanto para mais quanto para menos.
  4. Spitz Pequeno: 26 cm de altura, com tolerância de 3 cm, tanto para mais quanto para menos.
  5. Spitz Anão/Pomerânia: 20 cm de altura, com tolerância de 2 cm, tanto para mais quanto para menos.

KeeshondKeeshond


Tags: Business Design Technology

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *