Jack Russell Terrier

Categoria 0 Comentários 26 Fevereiro, 2018

Classificação F.C.I.
Grupo 3 – Terriers
Seção 2 – Terriers de Pequeno Porte. Prova de trabalho opcional
País de Origem: Inglaterra
País de Desenvolvimento: Austrália
Nome da Raça em seu país de origem: Jack Russell Terrier

História da Raça

A raça foi desenvolvida no sul da Inglaterra por volta dos anos de 1800 pelo Reverendo John Russell, conhecido como o “Vigário Caçador”.

O objetivo era desenvolver um cão para correr com seus Foxhounds e que fosse compacto o suficiente para entrar em tocas e expulsar pequenos animais, como raposas.

Para isso acredita-se que o Senhor John Russel tenha se utilizado e desenvolvido uma linhagem especial de Fox Terrier. Outra teoria aponta que o Jack Russell descende de cruzamentos do extinto Old English White Terrier e do Terrier Preto e Castanho (Black and Tan).

O que é certo é que de tais cruzamentos realizados pelo Reverendo foram desenvolvidas duas variedades, que se diferenciam basicamente pelo tamanho, sendo que o cão mais alto passou a se chamar de Parson Russell Terrier, e o menor, de Jack Russell Terrier.

Aptidão / Temperamento

Jack Russell

O Jack Russel é um cão que esbanja energia e vivacidade. É um cão extremamente ativo e praticamente incansável.

É muito inteligente, mas, ao mesmo tempo, bastante independente, o que o torna um pouco teimoso e difícil de lidar no começo, eis que a tendência de o cão fazer apenas aquilo que ele quer é bastante grande.

Por isso, paciência com este sedutor terrier é algo que as pessoas devem ter se pensam em adquirir um filhote da raça.

Não é do tipo briguento, pois era utilizado para caçar em bandos, mas é um cão que pode desenvolver instinto de dominância, fato este que, somado com a sua coragem (bem maior do que o seu tamanho!), podem fazer com que ele queira enfrentar cães com tamanhos bem maiores do que o seu.

A raça adora a companhia das pessoas e está sempre disposta para uma brincadeira, sendo, por isso, um excelente companheiro das crianças.

Essa disposição toda faz com que sejam cães muito populares para esportes com seus donos, dentre eles, o agility.

Expectativa de Vida: De 12 a 14 anos

Cuidados Específicos  / Doenças mais Comuns

Jack Russell

Por ter essa energia praticamente inesgotável, o Jack Russell, embora seja um cão de pequeno porte, é mais indicado para lugares com bastante espaço e para donos que gostem de praticar atividades e sejam mais ativos.

Apartamentos não são o habitat desde compacto cão, mas ele pode conviver em locais pequenos se os donos estiverem dispostos a fazer exercícios ao menos duas vezes ao dia com ele.

Embora possam se dar relativamente bem com outros cães, é bom que haja supervisão constante para se evitarem brigas. Contudo, com outros animais a vigilância deve ser redobrada: o instinto de caçador permanece apuradíssimo na raça, sendo que pequenos animais como coelhos, hamsters, chinchilas e furões podem ser considerados como caça pelos cães da raça. Até gatos podem ser encarados como presas.

Portanto, não são recomendados passeios sem que o cão esteja com a guia/coleira, especialmente em grandes parques, pois os estímulos do local podem fazer com que o animal saia para explorar o ambiente e até saia para caçar outros animais.

Existem três tipos de pelagem: liso, “quebrado” e áspero/duro. Os três requerem manutenção básica, com escovações e banhos regulares.

Assim como qualquer cão, o Jack Russell deve ter suas unhas cortadas regularmente (caso o cão viva em ambiente que não permita o “desgaste” natural das mesmas), limpeza de ouvidos, para evitar acúmulo excessivo de cera, e escovação regular dos dentes, com produtos apropriados para cães.

A raça é muito rústica e resistente, mas, como cães de pequeno porte em geral, a raça está sujeita a desenvolver luxação da patela, doenças oculares e surdez.

Características Físicas

Jack Russell

O Jack Russel é um cão de tamanho pequeno, possuindo as seguintes principais características físicas:

  • Tamanho: De 25 a 30 cm para ambos os sexos.
  • Peso: De 4 a 6 kg para ambos os sexos.
  • Crânio: Plano, com largura moderada. Deve afunilar em direção ao focinho.
  • Trufa: Preta.
  • Dentes: Mordedura em tesoura.
  • Olhos: Pequenos e escuros.
  • Orelhas: Caídas ou em formato de “botão”.
  • Cauda: Com o cão em movimento deve ser ereta. Em repouso, pode ser curvada.
  • Pelo: Existem três variedades: liso, “quebrado” e áspero/duro.
  • Cor: O branco é a cor predominante, com manchas pretas e/ou castanhas.

Curiosidades

O famoso filme estrelado pelo comediante Jim Carrey, em 1994, chamado de “O Máskara”, teve um cão da raça no papel de companheiro do ator principal (chamado no filme de “Stanley”).


Tags: Business Design Technology

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *