Cocker Spaniel Inglês

Categoria 0 Comentários 13 Fevereiro, 2018

Classificação F.C.I.

Grupo 8 – Retrievers, Levantadores e Cães D’Água

Seção 2 – Levantadores. Sujeito à prova de trabalho para Campeonato Internacional

País de Origem: Grã-Bretanha

Nome da Raça em seu país de origem: Cocker Spaniel Inglês

História da Raça

Interessante observar que, no século 17, o Cocker Spaniel Inglês e o Springer Spaniel Inglês eram considerados a mesma raça, diferindo apenas no tamanho, sendo que essa classificação durou até 1870, quando ambos foram separados e considerados raças distintas, muito embora o English Kennel Club tenha reconhecido o Springer Spaniel como raça apenas em 1902, e o American Kennel Club, em 1910.

Em 1880 foi fundado o American Spaniel Club, que tinha como função separar os cães pelo tamanho. Qualquer exemplar que pesasse acima de 28 libras (12,7 kg) era classificado automaticamente como Springer Spaniel Inglês.

O nome “Cocker” para os exemplares menores surgiu pelo fato de que estes possuíam mais habilidade para a caça de galinholas (“woodcock”) do que os cães maiores.

O Cocker Spaniel Inglês foi reconhecido oficialmente como raça pelo English Kennel Club em 1892, e pelo American Kennel Club, apenas em 1945.

Aptidão / Temperamento

De natureza alegre, com a cauda mostrando típico movimento incessante, cheio de energia, principalmente quando segue rastros. É destemido, enfrentando qualquer tipo de terreno. Meigo, afetuoso, cheio de vida e exuberante.

Outra característica que fez da raça uma das mais populares do mundo é a sua versatilidade: podem tanto viver em um apartamento pequeno com seus donos de forma tranquila, quanto acompanhá-los em passeios nos sítios e fazendas, local em que irá correr e gastar toda a sua energia com satisfação.

Embora sejam obedientes, o seu lado “spaniel” costuma aflorar quando estão soltos em um grande quintal ou em um parque público, momento em que desejam explorar o ambiente, podendo, nesses casos, não obedecer às ordens dos donos e saírem em disparada atrás de tudo que os chama a atenção.

Cocker Spaniel Ingles

Expectativa de Vida: De 12 a 14 anos.

Cuidados Específicos / Doenças mais Comuns

Cocker Spaniel Ingles

O Cocker Spaniel Inglês é um cão que, devido ao seu histórico de caça ao lado de humanos, possui bastante energia e precisa de atenção das pessoas. Assim, a disponibilidade para passeios diários é algo que deve se levar em conta antes de adquirir um exemplar da raça. Cães da raça que não se exercitam regularmente podem se tornar tristes, destruidores de objetos e “cavadores” de buracos nos jardins.

A necessidade de escovação deve ser semanal, para manter a pelagem brilhante, retirar os pelos mortos e prevenir que se façam nós. Banhos devem ser ministrados apenas quando necessário.

Assim como qualquer cão, o Cocker Spaniel Inglês deve ter suas unhas cortadas regularmente (caso o cão viva em ambiente que não permita o “desgaste” natural das mesmas), limpeza de ouvidos, para evitar acúmulo excessivo de cera, e escovação dos dentes regulares, com produtos apropriados para cães.

A raça, bastante forte e saudável, pode ter predisposição a Atrofia Progressiva da Retina, luxação da patela e displasia de quadril e cotovelo.

Características Físicas

De acordo com a CBKC, o Cocker Spaniel Inglês é um cão de tamanho médio, possuindo as seguintes principais características:

Cocker Spaniel Ingles

  • Tamanho: A altura na cernelha equivale de 39 a 41 cm para cães machos e é de 38 a 39 cm para fêmeas.
  • Peso: De 13 a 14,5 kg para ambos os sexos.
  • Crânio: Bem desenvolvido, nitidamente cinzelado, nem muito afilado nem muito grosseiro.
  • Trufa: Suficientemente larga para favorecer a capacidade do faro.
  • Maxilares/Dentes: Maxilares fortes, com uma perfeita, regular e completa mordedura em tesoura, isto é, os dentes superiores estão em contato com a parte externa dos dentes incisivos inferiores e colocados em ângulo reto com os maxilares.
  • Olhos: Cheios, mas não proeminentes. Marrom escuros ou marrons, jamais claros; porém, no caso de cães de cor fígado, fígado ruão e fígado e branco, os olhos são de cor avelã escura, em harmonia com a pelagem; com expressão de inteligência e meiguice, porém alerta, esperto e brilhante; pálpebras bem ajustadas.
  • Orelhas: Lobulares, de inserção baixa, no nível dos olhos. Couro fino, estendendo-se até a ponta da trufa. Bem revestidas com pelos longos, lisos e sedosos.
  • Cauda: Inserida ligeiramente abaixo da linha do dorso. Deve ser alegre em movimento e portada em nível, nunca voltada para cima. Anteriormente era costume o corte da cauda (sendo que no Brasil tal prática é proibida).
  • Cortada: Nunca tão curta que não se veja, nem tão longa para interferir na sua ação incessante e alegre quando em trabalho.
  • Não Cortada: Levemente curvada, de comprimento moderado, proporcional ao tamanho do corpo dando uma aparência geral equilibrada; não deve ir além do jarrete. Forte em sua raiz e afilando até a ponta, que deve ser fina. Bem franjada, em harmonia com a pelagem. Sempre em movimento vivaz é portada em um plano não mais elevado que o nível do dorso e nunca tão baixo que indique timidez.
  • Pelo: Liso, de textura sedosa, jamais de arame ou ondulado; não muito abundante e nunca encaracolado. Bem franjado nos anteriores, corpo e acima dos jarretes.
  • Cor:
    • Cores sólidas: Preto; vermelho; dourado; fígado (chocolate); preto e castanho; fígado e castanho; A cor branca não é permitida, exceto uma pequena quantidade no peito.
    • Particolores: Bicolores; preto e branco; laranja e branco; fígado e branco; limão e branco. Todos com ou sem manchas.
    • Tricolores: Preto, branco e castanho; fígado, branco e castanho.
    • Ruões: Azul ruão; laranja ruão; limão ruão; fígado ruão; azul ruão e castanho; fígado ruão e castanho.

Curiosidades

O Cocker Spaniel Inglês, assim como o Springer Spaniel Inglês, por possuir orelhas longas, pode, involuntariamente, colocar a mesma dentro das tigelas de ração e água, o que pode causar o aparecimento de fungos, infecções e outras doenças pela umidade e restos de alimentos depositados no local.

Portanto, essencial que se coloque os pratinhos de comida e água do cão em uma altura que permita o mesmo comer de forma relaxada, até para evitar problemas na sua coluna (lembrando que todo cão deve se alimentar com tigelas na altura adequada para o seu porte).

O presidente John Kennedy teve um Cocker Spaniel Inglês chamado Shannon que morava com ele na Casa Branca. O Príncipe William e Kate Middleton também são donos de um Cocker Spaniel Inglês chamado Lupo.

Cocker Spaniel InglesCocker Spaniel Ingles


Tags: Business Design Technology

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *