Chesapeake Bay Retriever

Categoria 0 Comentários 18 Fevereiro, 2018

Classificação F.C.I.

Grupo 8 – Retrievers, Levantadores e Cães d’Água

Seção 1 – Retrievers. Sujeito à prova de trabalho para Campeonato Internacional

País de Origem: Estados Unidos da América

Nome da Raça em seu país de origem: Chesapeake Bay Retriever

História da Raça

No ano de 1807, um navio provindo da Inglaterra naufragou na costa americana, na região que empresta o nome da raça (Chesapeake Bay), tendo sido resgatados dois cães da raça Terra Nova (Newfoundland): um macho vermelho, conhecido como “Sailor”, e uma fêmea preta, conhecida como “Canton”.

Ambos os exemplares mostraram aptidões boas para cães do tipo “Retriever”, sendo que este casal, embora acredita-se que nunca tenha cruzado entre si, foram misturados com diversas outras raças, dentre elas os Flat Coated Retriever e Curly Coated Retriever.

No ano de 1885 a raça estava bem definida morfologicamente falando, sendo reconhecida pela sua extrema eficiência ao buscar patos nas águas geladas de Chesapeake Bay, havendo notícias de que alguns exemplares resgatavam mais de 300 patos abatidos pelos caçadores, sendo que os tinham que frequentemente quebrar o gelo do local para desempenhar suas atividades.

O American Kennel Club reconheceu a raça em 1878.

Chesapeake Bay Retriever

Aptidão / Temperamento

A raça é forte, inteligente, corajosa e é apaixonada por água como a maioria dos Retrievers. São discretos e independentes.

Sendo cães um pouco teimosos, costumam fazer o que querem, exigindo paciência do seu dono para educá-los. Portanto, a sua teimosia somada com a paixão pela água, fazem com que, se avistarem um lago ou uma piscina por perto, eles não hesitem em pular no local, mesmo com apelos do dono para que não o faça.

Diferentemente do Labrador Retriever, raça com a qual se parece bastante fisicamente, o Chesapeake pode desenvolver certo senso territorialista, passando a ser desconfiado com estranhos.

Expectativa de Vida: De 10 a 13 anos

Chesapeake Bay Retriever

Cuidados Específicos / Doenças mais Comuns

Chesapeake Bay Retriever

São cães de grande porte e que precisam de bastante exercício diário. Tal fato pode torná-lo como o companheiro ideal para pessoas ativas, que buscam no cão uma companhia para a prática de exercícios físicos. São cães dinâmicos, que podem acompanhar as pessoas em caminhadas, corridas e provas mais resistentes, como o agility.

Assim, não são os cães mais indicados para se ter em apartamento.

O adestramento deve começar desde filhote para que aprenda a se comportar e se torne um animal menos teimoso quando crescer.

Como são cães nadadores, o seu pelo é resistente à água, possuindo oleosidade natural, com subpelo espesso e lanoso. Isso faz com que os banhos devam ser ministrados apenas quando necessário (para que essa oleosidade natural não seja retirada). De outro lado, a escovação deve ser mais frequente, podendo chegar até a ser diária, para manter a pelagem livre de pelos mortos e vistosa.

Assim como qualquer cão, o Chesapeake deve ter suas unhas cortadas regularmente (caso o cão viva em ambiente que não permita o “desgaste” natural das mesmas), limpeza de ouvidos, para evitar acúmulo excessivo de cera, e escovação regular dos dentes, com produtos apropriados para cães.

Como cães de grande porte em geral, a raça está sujeita a desenvolver displasia de quadril. Também são vistos casos de Atrofia Progressiva de Retina e catarata.

Características Físicas

O Chesapeake Bay Retriever é um cão de tamanho médio/grande, possuindo as seguintes principais características físicas:

Chesapeake Bay Retriever

  • Tamanho: A altura na cernelha equivale a 58 a 66 cm para cães machos e é de 53 a 61 cm para as fêmeas.
  • Peso: Machos: de 29,5 a 36,5 kg. Fêmeas: de 25 kg a 32 kg.
  • Crânio: Largo e arredondado.
  • Mordedura: Em tesoura, sendo aceitável a mordedura em torquês.
  • Olhos: De tamanho médio e claros – em geral, na cor amarelada.
  • Orelhas: Pequenas e pendentes.
  • Cauda: De tamanho médio, mais espessa na raiz, podendo ser levemente curvada em sua ponta.
  • Pelo: Grosso e curto, com oleosidade natural que o protege da água.
  • Cor: Marrom ou palha. Manchas brancas no peito, pescoço e atrás das patas é permitida, embora se prefira uma coloração uniforme.

Tags: Business Design Technology

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *