Bernese Mountain Dog

Categoria 0 Comentários 10 Fevereiro, 2018

Classificação F.C.I.
Grupo 2 – Tipo Pinscher e Schnauzer – Raças Molossóides – Montanheses Suíços e Boiadeiros
Seção 3 – Boiadeiros Suíços. Sem prova de trabalho
Nome da Raça em seu país de origem: Berner Sennenhund

História da Raça

O Bernese Mountaind Dog (ou simplesmente Bernese, ou ainda, Boiadeiro Bernês) é um cão de fazenda de origem ancestral, que nos pré-alpes bernenses e na região rural do interior da cidade de Berna, foi utilizado como cão de guarda, de tração e de rebanho.

Originalmente era chamado de “Dürrbächler”, nome do lugarejo e do albergue de Dürrbäch, próximo a Riggisberg, onde este boiadeiro tricolor de pelos longos foi especialmente numeroso.

Acredita-se que seus antepassados tenham sido levados à Suíça há mais de 2 mil anos, por soldados romanos invasores, e lá teriam cruzados com pastores nativos, originando a raça.

Em 1902, 1904 e 1907, exemplares desta raça foram apresentados em exposições caninas e em 1907 alguns criadores da região de Burgdorf decidiram promover a criação destes cães, fundando o “Schweizerischer Dürrbach-Klub” (Clube Suíço de Dürrbach), fixando os traços característicos da raça.

Em 1910, numa exposição em Burgdorf, onde vários agricultores desta região apresentaram seus cães, já existiam 107 exemplares. A partir desta data, este cão, rebatizado para Boiadeiro Bernês, seguindo o exemplo de outras raças de boiadeiros suíços, expandiu-se rapidamente por toda a Suíça e sul da Alemanha.

Hoje o Boiadeiro Bernês é conhecido e apreciado no mundo inteiro como cão de família, graças a sua admirável pelagem tricolor e a sua grande adaptabilidade.

Aptidão / Temperamento

Bernese Mountain Dog

O porte agigantado pode colocar medo à primeira vista, mas a verdade é que um Bernese tem a índole tão “fofa” quanto sua aparência peluda! É um cão dócil e amigável, que se apega muito ao seu dono.

Por isso, é um cão que tem que manter laços estreitos com os membros da família, não podendo ser criado isolado em um fundo de quintal. É bastante amável e brincalhão com as crianças, vivendo em harmonia com outros cães e animais de uma forma geral.

Cuidados Específicos / Doenças mais Comuns

É uma raça rústica, não necessitando de maiores cuidados, apenas escovação na média de duas vezes na semana, devendo ser aumentado na época de troca de pelos. Os exercícios são moderados, sendo uma boa companhia para caminhadas.

A raça pode sofrer de displasia coxofemoral, displasia de cotovelo, histiocitose, torção gástrica, sendo que a insolação também é um problema.

Características Físicas

De acordo com a CBKC, o Bernese é um cão de tamanho grande.

Bernese Mountain Dog

  • Tamanho: A altura na cernelha equivale a 64 a 70 cm para cães machos e é de 58 a 66 cm para as fêmeas.
  • Peso: Proporcional ao tamanho e a estrutura.
  • Trufa: Preta.
  • Maxilares/Dentes: Fortes, completa mordedura em tesoura (os terceiros molares (M3) não devem ser levados em consideração). Mordedura em torquês é aceitável
  • Olhos: Marrons escuros, amendoados, com pálpebras bem aderentes. Não inseridos muito profundos, nem proeminentes. Pálpebras soltas são defeitos.
  • Orelhas: Tamanho médio, inseridas altas, de forma triangular, ligeiramente arredondadas nas pontas, em repouso, portadas caídas, rentes à cabeça. Em alerta, a parte posterior da inserção se eleva enquanto as bordas anteriores das orelhas permanecem juntas à cabeça.
  • Pelo: Longo, brilhante, reto ou ligeiramente ondulado.
  • Cor: Preto intenso, com manchas castanho avermelhado, nas bochechas, acima dos olhos, nos quatro membros, no peito e com manchas brancas assim distribuídas:
  • Manchas brancas na cabeça, claramente definidas e simétricas: uma listra que se alarga em direção à trufa, em ambos os lados do focinho; a listra não deve atingir as manchas castanhas acima dos olhos; e as manchas brancas do focinho não devem ultrapassar as comissuras labiais.
  • Manchas brancas moderadamente largas, contínuas na garganta e no peito.
  • Desejado: patas brancas. ponta da cauda branca.
  • Tolerado: pequenas manchas brancas na nuca. pequenas manchas brancas sob a cauda.

Bernese Mountain DogBernese Mountain Dog


Tags: Business Design Technology

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *