Affenpinscher

Categoria 0 Comentários 26 Fevereiro, 2018

Classificação F.C.I.
Grupo 2 – Pinscher e Schnauzer – Raças Molossóides – Boiadeiros Suíços e Montanheses
Seção 1 – Tipo Pinscher e Schnauzer. Sem prova de trabalho
País de Origem: Alemanha
Nome da Raça em seus país de origem: Affenpinscher

História da Raça

O Affenpinscher é um dos mais antigos cães de companhia de que se tem notícia, sendo que o seu nome provém do alemão “Affen”, que significa “macaco”, motivo pelo qual era conhecido como “Monkey Terrier” (a comparação com um macaco se deve provavelmente à face característica da raça, com olhos grandes e focinho bem achatado).

A raça originou-se na Europa Central, no século XVII, sendo que seus ancestrais foram descritos em gravuras de madeira por Albrecht Dürer. Nesta época, pequenos Terriers eram criados em fazendas e em lojas para caçarem pragas existentes nos locais, especialmente ratos.

Acredita-se que a raça tenha descendência direta do Pinscher Alemão de Pelo Duro, e que tenham contribuído de forma substancial para o desenvolvimento de diversas outras raças, como o Griffon de Bruxelas e o Schnauzer Miniatura.

Em 1879 ocorreu a primeira aparição de um exemplar da raça em uma exposição, sendo que a área central de Munique, na Alemanha, acabou se tornando o berço de criação do Affenpinscher.

O Affenpinscher foi reconhecido oficialmente pelo American Kennel Club em 1936, e pela FCI, em 1955.

Aptidão / Temperamento

Affenpinscher

O Affenpinscher é largamente utilizado com cão de companhia, sendo um excelente animal para toda a família.

São cães ágeis, ativos, com grande vivacidade, mas que sabem muito bem misturar tais qualidades com um comportamento sereno, podendo ficar ao lado das pessoas fazendo companhia e ganhando afagos.

Possuem grande curiosidade e gostam de explorar o ambiente em que estão, sendo, por tal motivo, um pouco teimosos quando estão em uma “missão” de reconhecimento de campo.

Também são bons cães de alarme, eis que o seu instinto vigilante faz com que alertem para qualquer fato que saia da rotina.

Expectativa de Vida: De 12 a 15 anos

Cuidados Específicos / Doenças mais Comuns

Affenpinscher

Por ter porte pequeno, podem ser facilmente criados em apartamentos, desde que o seu dono os leve para passear e fazer atividades de forma habitual, pois a raça costuma ser bastante ativa.

O porte pequeno facilita a realização de exercícios, pois, em dias chuvosos, por exemplo, o cão pode ser exercitado com brincadeiras divertidas dentro da própria casa, eis que são cães alegres e que gostam muito de brincar.

Entretanto, mesmo sendo de porte pequeno, alguns exemplares costumam ser dominantes, motivo pelo qual a educação do cão é algo primordial nesta raça, a qual deve começar desde filhote.

O seu instinto de caça deve fazer com que os donos fiquem atentos com outros animais de pequeno porte mantidos pela família, especialmente hamsters.

Possuindo pelo duro, a escovação deve ser realizada na média de duas vezes na semana para mantê-lo em ordem, sendo que a tosa da raça pode ser realizada duas vezes ao ano. Banhos podem ser dados apenas quando necessários, eis que a raça naturalmente tem pouco cheiro.

Assim como qualquer cão, o Affenpinscher deve ter suas unhas cortadas regularmente (caso o cão viva em ambiente que não permita o “desgaste” natural das mesmas), limpeza de ouvidos, para evitar acúmulo excessivo de cera, e escovação regular dos dentes, com produtos apropriados para cães.

Como cães de pequeno porte em geral, a raça está sujeita a desenvolver luxação da patela, e ainda, displasia de quadril.

Características Físicas

Affenpinscher

O Affenpinscher é um cão de tamanho pequeno, possuindo as seguintes principais características físicas:

  • Tamanho: De 25 a 30 cm para ambos os sexos.
  • Peso: De 4 a 6 kg para ambos os sexos.
  • Crânio: Arredondado, com testa destacada e focinho curto.
  • Trufa: Preta.
  • Mordedura: Com prognatismo inferior, possuindo 42 dentes.
  • Olhos: Arredondados e escuros.
  • Orelhas: Dobradas para a frente em formato de “V”. Também pode possuir orelhas eretas, as quais devem ser pequenas e portadas de forma mais vertical possível.
  • Cauda: Em forma de sabre ou foice.
  • Pelo: Áspero e denso.
  • Cor: Preto puro. Subpelo igualmente preto.

Tags: Business Design Technology

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *